O Free Audio Dub é uma ferramenta gratuita que serve para recortar pedaços indesejados de músicas e de arquivos de áudio em geral. O grande atrativo está no fato de não ser necessário codificar o arquivo novamente.
Por exemplo: é possível editar uma MP3 — removendo trechos do áudio — e gerar um novo arquivo de áudio no mesmo formato sem precisar codificá-lo outra vez. Ou seja, não há perda de qualidade após a edição, pois não é gerada outra MP3 através de uma nova compressão.
A ferramenta suporta os seguintes formatos de áudio: MP3, WAV, AAC, AC3, M4A, MP2, OGG e WMA.
Como utilizar
Após a instalação — que não apresenta complicações — é possível perceber uma interface bastante simples, mas que pode parecer um tanto quanto hostil no início. A seguir, uma breve descrição acerca de como utilizar o programa.
- Input File: clicando em Browse, o usuário seleciona o arquivo que deseja editar.
- Output File: clicando em Browse, o usuário seleciona a saída, ou seja, onde deseja salvar o novo arquivo de áudio — já editado, com as partes indesejadas removidas.
Os botões mais importantes para o funcionamento da ferramenta são os que possuem as indicações “[“ e ”]” seguidas por uma tesourinha. Estes botões servem para definir o limite esquerdo e direito (respectivamente) da parte do áudio que deve ser cortada. Depois de selecionar o trecho que quiser remover, é só clicar no botão indicado por um símbolo “X” para que a remoção seja efetivada.
A última coisa a ser feita é clicar no botão Convert, que gera o novo arquivo na localização previamente definida pelo usuário.
Dica: é possível utilizar o tradicional atalho CTRL+Z para desfazer qualquer ação.
Falha perceptível
Nos testes realizados pelo Baixaki, o Free Audio Dub apresentou apenas uma característica que pode ser considerada como uma grande deficiência: ao recortar pedaços que não o começo e nem o fim do arquivo, são geradas falhas perceptíveis no resultado final. Portanto, dependendo da aplicação, o Free Audio Dub pode deixar bastante a desejar.
0 comentários:
Postar um comentário